sábado, 15 de maio de 2010

As Eras Glaciais


Período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos. Ao longo de uma era do gelo prolongada ocorrem períodos com clima extra frio designados glaciações. Em termos glaciológicos, o termo era do gelo implica a presença de extensos mantos de gelo tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul, e segundo esta definição encontramo-nos ainda numa era do gelo (pois tanto o manto de gelo da Groenlândia como o manto de gelo antártico ainda existem).
Coloquialmente, quando se fala dos últimos milhões de anos, era do gelo refere-se ao mais recente período mais frio com extensos mantos de gelo sobre a América do Norte e Eurásia: neste sentido, a era do gelo mais recente atingiu o seu ponto alto durante o Último Máximo Glacial há cerca de 20 000 anos.
Existiram cinco grandes eras glaciais no mundo, elas são:
-Glaciação Donau - há cerca de 2 milhões de anos
-Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos
-Glaciação Mindel - há cerca de 500 mil anos
-Glaciação Riss - há cerca de 300 mil anos
-Glaciação Würm - há cerca de 150 mil anos
Porém o que mais nos chamou a atenção é o fato de que existiu uma pequena era glacial entre 1650 e 1850, quando se resfriaram algumas áreas do globo. Sobre esta Pqequena Era Glacial descobrimos que:
-Ocorreu no hemisfério Norte
-Causou prejuízos comerciais
-Matou mais da metade da populção da Finlândia na época
-E mais relevante ainda é o fato de que precedeu um aumento de temperaturas e sucedeu um período de temperaturas altas também, podendo ter sido uma reação da Natureza aos fatos anteriores.

Oreigem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_idade_do_gelo
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/eraglacial.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário